· Deixar a criança de bruços (de início 1 ou 2 minutos aumentando aos poucos);
· Virar e revirar a criança na hora de trocar;
· Flexionar braços e pernas;
· Levantar a criança, segurando-a pelas mãos (até sentar);
· Colocar a criança no chão forrado, deitada de costas ou de bruços;
· Deixar a criança segurar a mamadeira sozinha (observando a capacidade);
· Confeccionar túneis com caixas de papelão, para a criança atravessar engatinhando;
· Exploração dos sentidos, através do contato físico, estimulação através de conversas e do próprio ambiente;
· Deixar brinquedos à disposição;
· Tomar sol, brincar na areia, na grama;
· Bater palmas, dar adeus, mandar um beijo, estender os braços, apontar;
· Repetir nome de objetos e pessoas;
· Conversar o mais possível com as crianças para estimular a linguagem;
· Cantar canções de ninar;
· Conversar sobre ações que estão sendo realizadas;
· Colocar músicas suaves para repouso ou no horário das refeições ( o som deve ser baixo);
· Encaixe de figuras geométricas;
· Movimentos com brinquedos (argolas de borracha, bonequinhos ou animais de material macio), colocado ao alcance das mãos da criança para que possa segurar, apertar, acariciar e/ou jogar;
· Fazer caretas, piscar, sorrir para que a criança imite;
· Esconder objetos e fazer com que a criança encontre-os;
· Dar papel para rasgar e amassar;
· Dar revistas para a criança folhear á vontade;
· Estimular a ficar em pé segurando-a nas duas mãos;
· Preparação para andar: segurar a criança pela bacia ou pelos rins, fazendo com que ela vire o peito para um lado, depois para outro, com os pés encostados no chão, o corpo ligeiramente projetado para a frente;
· Exercícios de enfileirar e empilhar cubos, champinhas, tirar e colocar objetos em recipientes, colocar anéis em pinos, encaixar peças;
· Produzir um som, através do contato de dois objetos e fazer com que a criança reproduza-os, se não conseguir da primeira vez, ajudá-la;
· Estimular a criança a conhecer as partes de seu corpo. Mostrar o nariz, colocando-se na primeira vez, o dedo no seu nariz, repetindo algumas vezes;
· Soprar penas, velas, apitos, algodão, canudos;
· Deixar a criança brincar no chuveiro ou banheira, com brinquedos durante 10 a 15 minutos;
· Enfiar barbantes nos carretéis;
· Fazer 2 riscas no chão e colocar um brinquedo no final das riscas. Pedir à criança que caminhe dentro das linhas e olhe o brinquedo;
· Passeios a diferentes locais, para que possa adquirir percepção do ambiente que a rodeia e o movimento dos objetos;
· Apresentar à criança objetos sonoros para brincar (sininhos, chocalhos, etc);
· Procurar que a criança cheire o sabonete, talco ou loção na hora do banho ou na troca das fraldas;
· Utilizar alimentos de diferentes sabores (doce, salgado, azedo, ácido, amargo) para que possa desenvolver o sentido do paladar;
· Colocar açúcar ao redor dos lábios;
· Manusear a mão da criança e fazê-la que sinta a do adulto. Permitir-lhe que explore a face do adulto e a sua própria, assim como outras partes do corpo.;
· Proporcionar o prazer das cócegas;
· Colocar a criança em frente ao espelho, chamando atenção para sua imagem, movimentando seu corpo;
· Cartazes com figuras grandes e coloridas para enfeitar a sala e despertar a curiosidade da criança;
· Brincar com bolas livremente;
· Subir e descer escadas com auxílio;
· Chamar a criança sempre pelo nome.
[1] Autor indefinido. Extraído internet em 23.05.2011.
[1] Autor indefinido. Extraído internet em 23.05.2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário