- Andar sozinho, sem apoio;
- Favorecer a intencionalidade (jogar, bates, sacudir objetos etc.;
- Obedecer ordens simples como: não, dá, tira, põe;
- Incentivar a descoberta de novas maneiras para atingir objetivos finais;
- Reconhecer e identificar palavras simples de AVDs (partes do corpo, alimentos, brinquedos, roupas);
- Estimular a emitir nomes dos familiares como: mamá, papá, tatá etc.;
- Desenvolver o controle e a coordenação para sugar e deglutir líquidos em copo comum;
- Estimular a preensão palmar, segurando vários objetos pequenos;
- Usar a colher, segurando-a em preensão palmar;
- Desenvolver atividades que envolvam equilíbrio dinâmico e estático;
- Desenvolver atividades de cócoras;
- Estimular o contato com outras crianças, com a mínima interferência da mãe;
- Estimular a coordenação visomotora;
- Incentivar o manuseio mais adequado dos materiais referentes às AVDs (meias, sapato, pente, escova de dente etc.;
- Estimular a acompanhar música, dando entonação ou ritmo;
- Construir torre com três elementos;
- Desenvolver o sopro;
- Obedecer ordens simples, envolvendo ações como: venha aqui, levanta, senta etc.;
- Estimular a criança a identificar-se;
- Apontar partes do corpo em si;
- Desenvolver o controle e a coordenação, para mastigar e morder sólidos;
- Estimular o início da independência no ato de despir-se, como tirar as meias etc.;
- Desenvolver a coordenação motora de manipulação, como dobrar os dedos para; apertar objetos.
[1] TISI, Laura. Estimulação precoce para bebês. Rio de Janeiro: Sprint, 2004, p. 25-26.
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